Unsplash

Algo que Goheen (2014) apresenta em sua obra é que a igreja, em seu encontro missionário com a cultura, deve permanecer enquanto uma comunidade de contraste. É na performance da igreja enquanto uma comunidade radicalmente oposta à cultura que esta “encarna a nova vida do reino”.

Goheen (2014) inclusive apresenta algumas sugestões para guiar esse tipo de comportamento, sendo:


Unsplash

Pierson (1974), em sua obra de investigação acerca do período de expansão da Igreja Presbiteriana no Brasil, mostra um cenário que a Igreja Presbiteriana enfrentou em seus primeiros anos até a sua consolidação. Um cenário em que a força de trabalho leiga era mais efetiva e os pastores e mestres, até por serem poucos, serviam em suas funções privativas e também coordenando o trabalho de diversas regiões. Não era incomum ver pastores que tinham sob sua responsabilidade mais de uma igreja. Os membros da igreja, que vivenciavam de maneira mais próxima os desafios da sua região, capilarizavam as funções e…


Unsplash

Temos buscado nos últimos textos expor e demonstrar a doutrina do sacerdócio universal enquanto um meio para a igreja exercer a sua missão no mundo. Biéler (1999, p. 230) mostra como a igreja e seus membros têm a vocação última de viver uma vida que reflita sua comunhão com Cristo.

Bielér (1999, p. 229) trata também a respeito de uma emancipação preciosa e uma exigência custosa para os membros da igreja ao cumprirem sua vocação. Há uma tentação da igreja de se furtar de sua tarefa na evangelização, se conformando ao mundo e perdendo sua identidade enquanto povo de Deus…


Unsplash

Temos visto ao longo dos útlimos textos que a bíblia é uma narrativa — uma grande história. Essa grande história bíblica concentra e determina toda a realidade. A Bíblia enquanto uma história se desenrola a partir de atos divinamente orquestrados e intencionais (cf. 2Tm 3.16) para o testemunho de quem Deus é, o que ele quer expressar de si mesmo para o seu povo e o que ele está fazendo na nossa realidade histórica.

Dentro dessa história bíblica, diversos temas são tratados, como reino, evangelho, missão, entre outros. O sacerdócio (e o sacerdócio universal) é um desses temas que aparece…


Goheen (2014) em sua obra, “Introducing Christian Mission Today”, trata sobre como o paradigma de missão nos últimos séculos e mais precisamente no século XX mudou drasticamente. Ele cita uma passagem de Philip Jenkins que é até um tanto curiosa. Nessa passagem, Jenkins diz que a frase “cristão branco” será tão surpreendente para nós quando falamos de um “budista sueco”. …


Um dos termos mais disputados e desafiantes na teologia é a missão. Por muitas vezes e por diferentes tradições, o termo missão é apresentado de maneira quase que contraditória e lidar com as questões que o envolvem não é uma tarefa simples.

Stott (2010) apresenta logo no início de sua obra “A missão cristã no mundo moderno” duas perspectivas bastante opostas nessa discussão. A primeira, segundo ele, é uma visão de missão que se concentrava na proclamação verbal do evangelho. …


Pensar na igreja em função de sua natureza, propósito e organização ao longo da narrativa bíblica é uma tarefa com diferentes abordagens.

Para esse texto, iremos usar o trabalho de Goheen (2014) que desenvolve uma argumentação forte em favor da igreja em toda a narrativa bíblica a partir da lógica da missão.

Unsplash

Para Goheen (2014), a vocação do ajuntamento de pessoas em nome de Deus, tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento, se dá neste ajuntamento como um canal de benção para as nações. …


Unsplash

Bavinck (2012, p. 278) diz que a essência característica da igreja é que ela é “o povo de Deus, a realização do amor eletivo de Deus”. Ele também complementa dizendo que a igreja recebe benefícios da parte de Deus que a empoderam para a sua missão.

A definição de Bavinck (2012) passa por identificar a igreja enquanto aqueles que participam de Cristo e de seus benefícios. Essa é situação mais elementar da constituição da igreja.

A igreja nas Escrituras deriva sua natureza da constituição da sinagoga. Tanto o termo grego para sinagoga, quanto o termo hebraico para igreja, eram usados…


Unsplash

Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, a população que se declara evangélica no Brasil aumentou de 15,4% para 22,2% nos últimos anos. A pesquisa constata que o grupo evangélico foi o que mais cresceu no período. Há também uma notável redução no número de católicos e um aumento daqueles que se declaram sem religião. Apesar de uma série histórica de aumento quantitativo de adeptos da fé cristã evangélica no Brasil, há, por outro lado, vários questionamentos quanto à qualidade dessa fé e as reais mudanças sociais que ela implicaria na sociedade.

O evangelicalismo brasileiro e…


“A coragem de ser está enraizada no Deus que aparece quando Deus desapareceu na ansiedade da dúvida”
- Paul Tillich

Source: Unsplash

A morte é inevitável. Assim que damos nosso primeiro suspiro de vida no mundo já nascemos com a sentença decretada: vamos morrer. Essa matéria de carbono que agora debuta no mundo está com os dias contados até a sua decomposição. Desde os primeiros esforços da equipe hospitalar no momento do parto que nos “dá a luz”, até os sustos e acidentes que sofremos ao longo da vida, dos mais triviais aos mais graves, todas estas situações nos colocam diante da…

João Vinícius

Histórias nos conectam

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store